“Estamos ficando superficiais”

A frase que cumpre o papel de título deste post é uma afirmação muito relevante, mencionada por Nicholas Carr durante entrevista à revista INFO deste mês. O tema da entrevista me chamou muito a atenção, principalmente porque estou diretamente envolvido com o mundo da tecnologia, afinal este é o meu trabalho.

Discutiu-se o quão linear têm se tornado as informações que chegam às pessoas. Tudo isso motivado é claro pela Internet, que proporciona uma velocidade fora do comum para a informação, afinal precisamos perceber que com o clique de uma “twittada” um pensamento nosso dá a volta ao mundo.

Nicholas Carr, um pensador da tecnologia, criticou, ainda que de forma sutil, essa praticidade e rapidez.  Principalmente pela preocupação com as gerações futuras, isto fica claro quando pensamos que há algumas décadas as pessoas estudavam um assunto ou notícia a fundo, pois a velocidade de divulgação dos fatos não era tão intensa, então tinham a disponibilidade de dedicar maior atenção a certo tema. Já hoje ficamos sabendo de um fato em instantes e ao mesmo tempo de forma superficial, afinal a velocidade da informação não permite que nós nos atenhamos de maneira mais específica a certo assunto ou acontecimento, ou seja, somos atropelados pelas informações.

Com relação às gerações futuras a preocupação é que as pessoas não consigam desenvolver o intelecto, de tal maneira que elas não se permitam concentrar de forma profunda em uma leitura mais densa. Portanto, livros deixariam de existir no formato que existem hoje.

Acredito que a informação e os métodos de comunicação evoluam a cada tempo, porém, é imprescindível a existência de um manual que estabeleca regras para a utilização dessas ferramentas que motivam a evolução. O que temos hoje é um pouco de caos, devemos estar atentos para perceber até onde a linearidade é válida.

Então nos deparamos com o seguinte paradoxo: O Microbloging estimula a nossa capacidade de síntese em 140 caracteres ou faz com que o nosso conhecimento seja superficial?

Uma possível resposta seria: Depende do usuário e da maneira que ele utiliza tal ferramenta.

Rodrigo Gonçalves – 26/01/2010

4 Responses to ““Estamos ficando superficiais””

  1. Ola Jimmy,

    Quando diz que “somos atropelados pela informação” voce se refere ao usuário passivo e que não seleciona os canais de conteúdo que utiliza? Pois acredito que a velocidade da informação que cita um pouco acima desta afirmação permite também ao usuário buscar em diferentes fontes aquilo que lhe foi apresentado quase que imediatamente e diante dos dados coletados criar argunmentos para avaliar tais informações através de diferentes perspectivas.

    Somos atropelados por informações sim, porém na maioria das vezes superficiais e inadequadas para formação critíca cabe ao usuário digerir aquilo que lhe é apresentado e absorver apenas o interessante aos seus objetivos.

    Esse é apenas o meu ponto de vista. Quilos de informação temos porém sem qualidade e quem é atropelado são usuários passivos e preguiçosos que tendem a ser manipulados pelos formadores de opinião e argumentos persuasivos baratos.

    Abaixo segue e-mail do Gmail.

    Abraço

  2. Olá Marcus,
    Na realidade quando me referi “ao atropelamento pelas informações”, quis ressaltar o aumento da velocidade na produção de conteúdo. Tudo isto baseado, principalmente, em fatos do cotidiano. Independentemente da pró atividade de cada usuário, todo nós sofremos diariamente um bombardeio de conhecimento, útil ou não (de acordo com a necessidade e objetivo de cada indivíduo). O que nos cabe, é justamente o que você afirmou e o que eu ilustrei no paradoxo demonstrado no artigo, é filtrar e escolher o que nos é relevante. Somente assim poderemos aproveitar com plenitude tudo o que a velocidade da tecnologia pode nos propiciar.

    Um grande abraço e obrigado pelo comentário.

  3. Post very nicely written, and it contains useful facts. I am happy to find your distinguished way of writing the post. Now you make it easy for me to understand and implement. Thanks for sharing with us.

  4. I will add your site to favorites. Great work!

Leave a Reply